FABIO DAVID ALVES AARAO REIS

FABIO DAVID ALVES AARAO REIS, D.Sc.

Professor Titular I

Sou bacharel em Física (1988), Mestre em Física (1990) e Doutor em Física (1994) pela PUC-Rio. Sou Professor Associado IV do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, onde trabalho desde 1994. Sou pesquisador bolsista do CNPq desde 1985, sem interrupção, com nível atual 1C. Desde 2012, sou Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Realizei um pós-doutorado na Univertity of Wisconsin - Madison, USA, em 2008 e 2009, diversas visitas de curta duração a Université Pierre et Marie Curie (Paris) e Universidade de Oxford, entre 2001 e 2011, e visitas a diversas outras instituições no Brasil e no exterior. Atualmente, trabalho com aplicações da Física Estatística a sistemas fora do equilíbrio em superfícies e estou iniciando projetos na área ambiental (biossistemas). Entre as aplicações, destacam-se: crescimento de filmes finos e nano-estruturas; dinâmica de submonocamadas; crescimento lento de agregados e comportamento vítreo; corrosão; difusão em meios desordenados; problemas de reação, transporte e catálise em meios confinados; formação de nanocompostos com polímeros. Anteriormente, meus principais interesses foram magnetismo desordenado e fenômenos críticos em fractais. Minha atual equipe de colaboradores inclui um estudante de doutorado, três de iniciação científica e alguns pesquisadores da UFF e de várias instituições no Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Polônia e Estados Unidos.