FÁBIO BELLOT NORONHA

FÁBIO BELLOT NORONHA, D.Sc.

Professor Titular I

Fábio Bellot Noronha possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), realizando um estágio sanduiche no Institute des Recherches sur la Catalyse ? Lyon / France. Ele fez um estágio de pósdoutorado com o Prof. Daniel Resasco na Oklahoma University (2000). Desde 1996 ocupa o cargo de tecnologista pleno do Instituto Nacional de Tecnologia. Seus temas de interesse envolvem a conversão de gás natural e de hidrocarbonetos em gás de síntese e combustíveis; produção de hidrogênio a partir de biomassa através da reforma de etanol e de compostos oxigenados representativos do bio-óleo, e do processo de gaseificação; produção de combustíveis líquidos a partir da pirólise de biomassa; conversão de CO2 em combustíveis líquidos e em insumos para a indústria química e petroquímica; intensificação de processos usando reatores de membranas e reatores estruturados do tipo monólitos e de placas. Atualmente, é membro do corpo editorial das revistas Catalysis Letters, Topics in Catalysis e Applied Catalysis B, sendo avaliador de diversas revistas internacionais (Journal of Catalysis; Applied Catalysis A: general; Applied Catalysis B: Environmental; Catalysis Today; Catalysis Letters; Catalysis Communication; Topics in Catalysis).