Acesso à informação

LOGIN | ÁREA DO ALUNO | ÁREA DO DOCENTE |  Facebook-50Twitter-50Instagram-50 |

Content

Disciplina do Curso

Nome da Disciplina: ESTÁGIO DOCÊNCIA
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Sim
EMENTA
Esta disciplina propõe-se a fornecer aos estudantes de pós-graduação experiência de ensino, voltados ao planejamento, bem como ministrar aulas teóricas e práticas de disciplinas em nível de graduação do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação. Além disso, visa proporcionar a simulação de um concurso prova didática entre os discentes matriculados na disciplina, a fim de prepara-los para futuros concursos.
BIBLIOGRAFIA
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: Regulamentação e Emancipação. 3ªed. São Paulo: Cortez, 2005. ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 6ªed. São Paulo: Papirus, 2003. DOLL, Johannes; ROSA, Russel Terezinha Dutra. Metodologia de Ensino em Foco: Práticas e Reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004. FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Ática, 2001. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração e Formatação. Explicitação das normas da ABNT. 17. ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2015. FRANCO, Cresço. Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. São Paulo: Artmed, 2001. FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMÃO, Ana Margarida da Veiga. Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 198-206, maio/ago. 2011. GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais de Educação. Porto Alegre: Artméd,2000. GANDIN, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo. Petrópolis: Vozes, 1994. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LUNA, Sergio. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2001. MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002. NUANCES: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008 PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2001. PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão pedagógica. Porto Alegre; Artmed, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1995. TOLCHINSKY, Liliana (org). Processo de aprendizagem e formação docente: em condições de extrema diversidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.


VOLTAR
DEFESAS:

Rua Passo da Pátria, 156 bloco D sala 236 - São Domingos - Niterói - RJ - 24210-240 - Telefone: +55 (21) 2629-5362

Desenvolvido por Emanuel Machado