Acesso à informação

LOGIN | ÁREA DO ALUNO | ÁREA DO DOCENTE |  Facebook-50Twitter-50Instagram-50 |

Content

BANCA DE DEFESA - CADEIA DE VALOR DE PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS

CADEIA DE VALOR DE PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS
 
Este é o tema da dissertação da mestranda Evelin Lorena de O. Freire Chagas, sob orientação das professoras Thelma de B. Machado e Dirlane de Fátima do Carmo.
Por meio de um convênio acadêmico-científico entre a Faculdade de Farmácia da UFF e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto coordenado pela Profa. Thelma de B. Machado, os pesquisadores do projeto viram na análise do mercado português de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) um importante celeiro de informações e diretrizes políticas que, num segundo momento, pudessem ser ajustadas e replicadas para o setor no Brasil. 
         
A contextualização do trabalho foi baseada em duas perguntas principais:
 
Um mercado tão contundente e em franco crescimento em Portugal, com sólidos investimentos, possui uma cadeia de valor bem delineada para os seus processos produtivos?
 
Como estas experiências podem ser ajustadas e replicadas no Brasil?
 
Para responder a estes questionamentos, o projeto analisou os programas portugueses de fomento do setor, suas diretrizes e mecanismos de acompanhamento e avaliação, e utilizou como estudo de caso a produção de uma espécie medicinal de grande demanda comercial no distrito do Porto, região norte de Portugal. O estudo intitulado “Cadeia de valor de plantas medicinais e aromáticas da região norte de Portugal: Um estudo de caso da espécie Aloysia triphylla” pretende discutir e avaliar de forma crítica se, e como, a adaptação das diretrizes portuguesas poderiam consubstanciar uma gestão mais eficiente do setor no Brasil. 
 
Os resultados deste trabalho serão apresentados na defesa de dissertação de mestrado a ser realizada no dia 16 de abril às 14h na plataforma Google Meet.

Link: meet.google.com/mnr-zvnr-zci 
DEFESAS:

Rua Passo da Pátria, 156 bloco D sala 236 - São Domingos - Niterói - RJ - 24210-240 - Telefone: +55 (21) 2629-5362

Desenvolvido por Emanuel Machado